João José Bigarella foi um geólogo, expoente das Geociências e da Conservação Ambiental que foi percursor do movimento ambientalista no Paraná e no Brasil, lá no início do anos 70. Ele foi pioneiro na busca e encontro de evidências geológicas do grande continente Gondwana e em suas viagens intercontinentais descreveu rochas na África, onde provou que tais rochas possuíam igual teor geológico de rochas da Bacia Sedimentar do Paraná, consolidando que estas terras já estiveram unidas em um único continente. Após ter sido revolucionário na observação da paisagem e ter decifrado enigmas da natureza, Bigarella criou uma consciência ambiental, relacionada ao desenvolvimento sustentável e à conservação, e a relevância de manter espaços preservados antes de este assunto estar em voga. Foi ferrenho defensor do ambiente natural e da sua conservação, visando um equilíbrio entre o desenvolvimento social e conservação da natureza, sendo que a ADEA, A FunaBi, o tombamento da Serra do Mar como patrimônio natural do país, e a ação de fortalecer o espaço de Vila Velha foram resultados deste esforço.
No link a seguir você pode acessar uma autobiografia do professor onde ele conta um pouco da própria história e que faz parte do livro Fragmentos Étnicos. Neste livro o professor nos mostra outra faceta, a de biógrafo da sua história, da sua família e de tantas outras famílias e etnias que formaram parte do povo e cultura paranaenses. Num livro que conta a saga de imigrantes vindos da Alemanha, da Morávia e do Vêneto, o professor ainda relata aspectos fisiográficos destes lugares, trazendo 10 capítulos com histórias sobre as alegrias e as dificuldades de deixar a terra-mãe e buscar uma nova vida em uma terra desconhecida e diferente. Certamente uma grande contribuição de cunho geográfico e antropológico para deleite dos leitores.
No outro link você poderá acessar a lista de bibliografias com os títulos que a FunaBi mantém fisicamente. Esta é a Biblioteca pessoal do Professor, com livros e artigos que fizeram parte do seu trabalho cotidiano desde o início da carreira até seus últimos estudos, contendo livros antigos e raros, além de títulos clássicos das geociências, por vezes autografados pelos autores. E claro, nesta lista estão todos os trabalhos publicados pelo professor, incluindo seus artigos e livros. Conheça nosso acervo!